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A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia - Secex/ME, divulgou dados que demonstram o aumento de 10,2% na soma das exportações e importações, somente em janeiro de 2021, o que representa cerca de US$ 30,74 bilhões. Segundo a Secex, as exportações cresceram 12,4% e somaram US$ 14,81 bilhões, enquanto as importações cresceram 8,3% e totalizaram US$ 15,93 bilhões.

Possivelmente o aumento das exportações foi impulsionado pelo crescimento de 35,3% nas vendas da Indústria Extrativa, e 6% na Indústria de Transformação. Além disso, foi favorecido pela alta dos preços e por uma base de comparação mais baixa, visto que em 2020, no mesmo período, houve uma queda de quase 20% nas vendas ao exterior. As vendas de minério de ferro também foram destaques pois o produto está sendo negociado com um preço 45% mais caro que no ano anterior.

Já referente às importações, o aumento foi motivado pelo crescimento da demanda interna por produtos importados. O déficit se manteve como no ano anterior, ocasionado pela importação de plataformas de petróleo, que alcançaram cerca de US$ 2 bilhões. Ainda, os dados da Secex indicam que houve pequeno crescimento nas quantidades importadas, mas continua o movimento de redução dos preços, causado principalmente pela Indústria de Transformação.

Entre os parceiros comerciais, as exportações para a Argentina cresceram 41,1%, e as importações do país vizinho aumentaram 30,2%. Assim, a balança comercial com a Argentina aumentou 35,3%. Cabe ressaltar que as exportações de veículos automóveis de passageiros e para transporte de mercadorias tiveram crescimento em janeiro, o que influencia muito o comércio entre os dois países.

Em relação à origem dos produtos importados, caiu em 26,1% a compra de itens da China, mas essa queda foi causada pela entrada de plataformas de petróleo. Já as importações dos Estados Unidos diminuíram 1,4% e da União Europeia, a queda foi de 6% em comparação com janeiro de 2020.

Para acessar os dados completos da balança comercial, clique aqui.

Fonte: Ministério da Economia.

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O presidente da ABTI, Francisco Cardoso, participou da Reunião Ordinária da Diretoria da Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul – FETRANSUL, que aconteceu no mês de dezembro, no formato de videoconferência.

Participaram do encontro virtual, o presidente da Fetransul, Afrânio Kieling, membros da diretoria, assessoria jurídica, executivos representantes da Federação e do SEST SENAT. Entre as pautas discutidas, foram destaques na reunião: legislação sobre tanque de combustíveis em caminhões; Reforma Tributária e os resumos das reuniões de Brasília.

Em dezembro, o Ministério da Economia alterou a NR nº 16 sobre atividades e operações perigosas, que a partir de então excluiu a periculosidade de quantidades inflamáveis contidas nos tanques de combustível originais de fábrica e suplementares, desde que certificados pelo órgão competente. Segundo exposto na reunião, o assunto ainda será discutido com o TST para esclarecer questões práticas e o impacto econômico e social a ser enfrentado caso o tribunal mantenha as decisões atuais sobre o tema.

A Reforma Tributária também foi destaque na reunião, de acordo com Fernando Massignan, assessor jurídico tributário da Fetransul, a aprovação da Reforma Tributária no RS, não afetará de forma direta o setor do transporte. Além disso, a diminuição de alíquota no caso de aquisição de equipamentos dentro do Estado deverá beneficiar o ramo. Finalizando o tema, foi informado que está sendo criado um corpo técnico na CNT para negociar a ampliação de créditos para o setor do transporte, e regulamentação das isenções que estão vigentes.

Sobre as reuniões ocorridas em Brasília, Francisco Cardoso mencionou a criação de alguns subgrupos de trabalho dentro da Seção de Cargas da CNT, que tratarão de questões regulatórias, trabalhistas, tributárias e de infraestrutura. Ainda, segundo o presidente da ABTI, será necessário trabalhar junto à CNT o reconhecimento do transportador internacional como exportador de serviços, além de atuar em futuras reformas tributárias para a isenção de impostos que venham a substituir o PIS COFINS do TRIC.

Francisco mencionou também a "uberização" do TRC, presente principalmente nas cargas fracionadas e de lotação, frisando que o setor está passando por algumas mudanças, e que por isso, é indispensável manter-se atualizados. E, antes de encerrar a sua participação, parabenizou o presidente da Fetransul, Afrânio Kieling pela sua indicação para recebimento da Medalha JK, homenagem concedida pela CNT a personalidades que se destacam pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte e logística.

Na oportunidade, o Coordenador do SEST SENAT no RS, Gilberto Storgatto, apresentou os números de atendimentos nos serviços de saúde e nos cursos que são oferecidos pelo SEST SENAT em nível de RS e Brasil. Na ocasião, Francisco Cardoso expôs uma ferramenta inovadora de gerenciamento e controle de cursos realizados pelos funcionários das empresas do setor, através do SEST SENAT, e sugeriu divulgá-la em nível nacional. Concluindo o tópico, Afrânio Kieling reforçou a importância do setor utilizar mais os serviços oferecidos pelo SEST SENAT.

Finalizando a videoconferência foram tratados assuntos gerais, como os processos no Supremo Tribunal Federal que a CNT está participando, relacionados à atualização dos débitos trabalhistas, dispensa do controle de jornada para motoristas e sobre a validade do negociado acerca do legislado.

A participação da ABTI na reunião da Fetransul teve um propósito a mais. Os presidentes decidiram formalizar a parceria forte e promissora, que vem se fortalecendo com o passar dos anos. A associação da ABTI à Fetransul, foi no mesmo período em que a Fetransul também se associou à ABTI, reafirmando a necessidade de unir forças em prol do desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas.

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Devido a grande quantidade de chuva nos últimos dias, os desníveis na estrutura da Ponte Internacional Uruguaiana – Paso de los Libres, aumentaram consideravelmente, causando prejuízos aos caminhões que cruzaram na noite de ontem. De acordo com as informações que recebemos, cerca de 11 veículos tiveram seus pneus furados e/ou estourados, por conta dos buracos na via.

Mesmo que o problema, em sua maior parte, esteja localizado no território argentino, estes incidentes poderiam ter sido evitados se houvesse maior integração entre os países. Em agosto de 2020, quando notavelmente a estrutura da Ponte Internacional já apresentava estado precário, a ABTI informou o DNIT e a Administração do Cotecar, a necessidade de realizar reparos na pista a fim de preservar a integridade de todos que por ali transitam. Em resposta, o DNIT informou que não havia problemas no lado brasileiro.

A atual condição de trafegabilidade da ponte apresenta riscos à atividade, em razão da quantidade de buracos que existem na via, e em dias de chuva, como ontem, fica ainda mais perigoso visto que a água encobre os desníveis existentes. Por sorte, não houve acidente, foram apenas danos materiais, mas não cabe ao setor de transporte pagar pelos prejuízos advindos das falhas na infraestrutura da Ponte, que é responsabilidade dos Governos.

A ABTI já entrou em contato com os órgãos competentes, tanto do Brasil quanto da Argentina, para reestabelecer as condições de trafegabilidade da Ponte, pois desta forma torna-se inviável o trânsito no local. De qualquer modo, até que seja feita a devida manutenção, é necessário reforçar a atenção e o cuidado ao realizar o cruze, principalmente à noite.

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