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A Diretora Executiva da ABTI, Gladys Vinci, reuniu-se com a Diretora da unidade do SEST SENAT de Uruguaiana, Alexia Meurer, e o Coordenador de Desenvolvimento Profissional da unidade, Paulo Augusto de Oliveira, para tratar das campanhas nacionais do SEST SENAT e traçar ações conjuntas em prol do setor.

Como nos anos anteriores, além das campanhas previstas no calendário nacional, serão desenvolvidas junto à ABTI, outras ações que também visem a saúde e o bem-estar dos trabalhadores do transporte. Inclusive, na ocasião foi discutida a possibilidade de criar um banco de talentos, similar ao Emprega Transporte, mas que ficaria a cargo da ABTI, e o SEST SENAT disponibilizaria cursos de aperfeiçoamento aos candidatos. A ideia ainda está em fase de desenvolvimento, mas qualquer novidade será divulgada.

Aproveitando a oportunidade, o SEST SENAT apresentou uma nova proposta, a "Direção Certa", trata-se de uma capacitação de motoristas interessados em ingressar ou ascender no âmbito do transporte, visando o desenvolvimento de competências e aumento da empregabilidade no setor. A unidade de Uruguaiana servirá de piloto deste novo projeto, que consiste em treinar potenciais colaboradores indicados pela empresa, para serem efetivados ao final das atividades.

O desenvolvimento do projeto pelo SEST SENAT, acontecerá após a etapa de seleção na empresa, ou seja, a empresa de transporte após concluir a sua etapa de triagem, encaminhará os participantes para serem matriculados nas turmas de acordo com o perfil de atendimento, carga ou passageiros. Após isso, os candidatos passarão por um treinamento com carga horária de 142h aulas e, se aprovados, receberão um certificado e será comunicado à empresa que o profissional está preparado e treinado para ser efetivado.

As empresas que tiverem interesse em participar do projeto piloto, deverão entrar em contato com a unidade operacional de Uruguaiana para dar seguimento ao processo seletivo. Em breve o programa também será disponibilizado nas demais unidades.

Ainda, as unidades do SEST SENAT por todo o país, oferecem atendimentos em odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, desenvolvem ações e projetos de esporte, cultura e lazer, além de estarem sempre atentos às necessidades do transporte e alinhado ao que há de mais moderno na educação profissional e no mercado de trabalho.

Entre em contato com a unidade mais próxima e aproveite os serviços que estão à disposição do setor.

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A ABTI recebeu um questionamento da Receita Federal do Brasil sobre a possibilidade de elaboração de um modelo de recinto alfandegado que possua silos para armazenamento de grãos.

De acordo com o exposto pela RFB, este novo modelo de recinto, contemplaria as necessidades presentes e futuras dos operadores usuários do Porto Seco Rodoviário de Foz do Iguaçu. Entretanto, a instalação desses equipamentos refletiria na definição das tarifas dos serviços a serem prestados.

Desta forma, a ABTI solicita a opinião de seus associados quanto à necessidade de instalação de silos para armazenamento de grãos no recinto alfandegado de Foz do Iguaçu/PR. As contribuições podem ser enviadas para o e-mail comunicacao@abti.org.br ou para o whatsapp (55) 98156-0000.

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Diante do aumento de solicitações de retransmissão, geralmente, de modificações de frota, a ABTI esclarece alguns pontos para que não haja maiores demoras ou veículos retidos em trânsito nos demais países do Mercosul.

A retransmissão consiste no reenvio do comunicado (fax) original, com data atualizada, emitido próximo ao período de vigência ou mais, com o único fim de apresentar no organismo competente para complementação. Referente a este procedimento, alguns pontos se destacam:

a. de acordo com a legislação vigente, o transportador tem a obrigação de complementar todas as modificações de frota;
b. é de responsabilidade da transportadora manter a situação cadastral atualizada e regular, e isso inclui a frota e seu registro;
c. caso a complementação não tenha sido efetuada, os veículos não poderão transitar no exterior após os prazos definidos por cada país, que chegam, no máximo, a 60 dias, data de emissão do comunicado, e, principalmente,
d. deve ser tratado como um procedimento excepcional, caso raro.

A ABTI divulgou em dezembro de 2020, um guia prático constando todos os documentos obrigatórios que o motorista deve portar no caminhão, buscando assim, facilitar o trabalho das empresas. Por isso, antes de cada viagem, os documentos devem ser conferidos, assim como suas validades.

O transportador deve ser consciente que a habilitação ao transporte rodoviário internacional requer procedimentos e controles documentais, sendo penalizado em casos de erros, que podem ocasionar multas, suspensão ou até perda das licenças. Desta forma, vale ressaltar que as empresas devem estar atentas aos prazos estabelecidos pelos órgãos competentes nos acordos internacionais.

Por que a ABTI está falando novamente deste assunto?
Porque são muitos problemas causados pelos mesmos erros: falta de comunicação e de procedimentos.

Para auxiliar nesta atividade, foi elaborada uma lista de boas práticas para evitar que estes erros permaneçam acontecendo com tanta frequência. Além disso, aquelas empresas que buscam a certificação OEA, precisam considerar ainda mais, os pequenos detalhes que fazem parte dos protocolos, pois qualquer erro, por mínimo que pareça, pode atrapalhar o processo.

1. Assim que recebido o comunicado, as informações devem ser aferidas;
2. Após controle, devem ser enviados ao(s) representante(s) no exterior para complementação;
3. Como o procedimento é eletrônico no dia seguinte já pode ser solicitado o protocolo do processo;
4. O prazo para trânsito no exterior depende do país a ser percorrido. Na Argentina, Chile e Paraguai, são 60 (sessenta) dias da data de emissão do comunicado; já no Uruguai e Peru, os veículos só poderão ingressar quando as placas já estiverem complementadas junto aos organismos responsáveis.
5. Consultar sobre o andamento da complementação. Assim como no Brasil, na Argentina, podem ser efetuadas as consultas por placa clicando aqui. Verifique com seu representante o link para consulta nos demais países.
6. Antes de carregar, verificar se o permisso está na pasta;
7. Não liberar para viagem motorista/veículo que esteja com documento por vencer nos próximos dias;

Se ainda houverem dúvidas referente aos procedimentos citados, entre em contato, a equipe da ABTI está à disposição para auxiliar no que for necessário.

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

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