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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que está programada uma restrição de veículos na BR-290/RS para a passagem de caminhões e ônibus na ponte sobre o Arroio Bossoroca. A interrupção, localizada no km 353,9 da BR-290/RS, entre o entroncamento com a BR-392/RS e a divisa dos municípios de Vila Nova do Sul/São Sepé, está agendada para iniciar às 7 horas desta sexta-feira (19) e se estenderá até as 7 horas de segunda-feira (22). Este bloqueio é necessário para a realização da última etapa do serviço de concretagem na estrutura em recuperação.

Durante o período de bloqueio, o tráfego de veículos leves permanecerá liberado, mas com interrupções parciais, sendo controlado por sistema de PARE e SIGA. Para os caminhões e ônibus que se deslocam no sentido Porto Alegre-Uruguaiana e vice-versa, o DNIT recomenda rotas alternativas. Uma delas é utilizar a BR-392/RS e a BR-158/RS, passando por Santa Maria. Outra opção é seguir pelas BR-153/RS, BR-293/RS e BR-158/RS, passando por Caçapava do Sul, Bagé e Dom Pedrito, até retornar à BR-290/RS. Caminhoneiros que se dirigem de Uruguaiana ao Porto de Rio Grande devem utilizar as BR-158/RS, BR-293/RS e BR-392/RS.

É importante destacar que a sinalização dos bloqueios foi reforçada em todos os municípios da região e que não será permitido, em hipótese alguma, o tráfego de caminhões e ônibus na ponte sobre o Arroio Bossoroca.

Fonte: DNIT

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Os contatos entre as autoridades do transporte do Brasil e da Bolívia foram finalizados e foi confirmada a realização da XVII Reunião Bilateral entre os organismos Nacionais de Aplicação do ATIT dos países.

A Bilateral vai acontecer em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na data de 20 e 21 de maio.

Uma Reunião Preparatória para a Bilateral acontece dia 23 de abril e servirá para finalizar a pauta oficial do encontro.

A ABTI estará presente no evento representando o setor privado e convida os associados a enviarem sugestões de temas que devem ser incluídos na reunião oficial.

Esta é uma chance dos transportadores internacionais apresentarem suas demandas e contribuições para a evolução das operações entre Brasil e Bolívia.

Envie suas sugestões para o e-mail comunicacao@abti.org.br. A Associação se compromete em apresentá-las e defendê-las ante as autoridades.

Confira a pauta tentativa projetada até o momento:

Transporte de Cargas

• Atualização da Norma Brasileira para o TRIC: Resolução ANTT nº 6.038/24;
• Licença Complementar de Trânsito (Nova Resolução);
• Cobrança de Emolumentos no TRIC (Nova Resolução);
• Subcontratação e Intercâmbio de Tração: ratificação de acordos históricos para atualização do anexo da Resolução ANTT nº 6.038/24;
• Rotinas de emissão de licenças, modificações de frota, viagens ocasionais e demais comunicações oficiais (e-mail oficial de comunicação, porte obrigatório desses documentos pelos transportadores);
• Intercâmbio de Informações via Webservice;
• Viagens Ocasionais: Veículos-tanque (cisternas) bolivianos transportando alimentícios e produtos perigosos.

Outros Assuntos

• Seguro;
• Apostilamento;
• Realização de reuniões para apresentação e debate dos procedimentos de fiscalização adotados por cada país;
• Harmonização dos procedimentos e uso de tecnologias automatizadas na fiscalização do transporte;
• Desenvolvimento de operações de fiscalização conjuntas nas fronteiras entre o Brasil e Bolívia;
• Troca de informações referente às autoridades de transporte (nome, cargo, correio eletrônico, telefone) para futuras comunicações.

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A chanceler da Argentina, Diana Mondino, destacou a necessidade de "manter a relevância do vínculo estratégico" com o Brasil em sua primeira visita ao país desde que foi oficializada no cargo.

Os encontros oficiais iniciaram na segunda-feira (15) quando Mondino manteve uma reunião "ampla" com o seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, em Brasília. Reviram os principais temas da agenda bilateral, incluindo o acompanhamento das obras do gasoduto que permitirá a exportação do gás disponível em Vaca Muerta para o Brasil.

A chanceler de Milei foi específica ao garantir que "todos os projetos" entre Brasil e Argentina são "independentes e superiores àqueles que dirigem os destinos de ambos os países", ratificando a centralidade desse projeto e de outros iniciados antes de dezembro de 2023.

"A principal mensagem que gostaria de transmitir neste momento é a segurança que temos sobre a centralidade e relevância da relação bilateral. Tornou-se uma verdadeira política de Estado", disse Mondino, em breve declaração à imprensa após o encontro no Palácio do Itamaraty, sede das relações exteriores do Brasil.

Vieira e Mondino também revisaram os avanços na modernização das pontes binacionais, incluindo o lançamento da licitação da ponte que liga São Borja, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, e a cidade de Corrientes de São Tomé, e a cooperação na Defesa, com o interesse de que o Brasil venda veículos blindados ao país.

Já nesta terça-feira, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias de SP), a ministra de Relações Exteriores do governo Javier Milei voltou a defender a manutenção do Mercosul, mas não descartou mudanças.

Segundo ela, não há qualquer intenção de romper com o bloco, que foi alvo de críticas de Milei durante a campanha, mas é necessário mudar o nível de relacionamento entre os países.

"O Mercosul tem 32 anos e nunca mudou, mas o mundo mudou. As empresas mudaram, e o acordo, não. É essencial que tenhamos outros elementos, como o trânsito de bens e de pessoas entre os países. Hoje não temos tratamento especial entre os países", disse. "Tudo isso precisa mudar."

Mondino também afirmou que a Argentina agora tomou um novo rumo, apoiado principalmente no que considera ser a capacidade do país de ser a solução para problemas mundiais. "Junto com o Brasil, porque temos a mesma situação."

Conforme ela, os países podem ampliar a capacidade de retenção de carbono, além da produção de energia de matriz limpa. Na frente de segurança alimentar, a produção de proteínas animais colocaria Brasil e Argentina em um outro patamar no comércio mundial.

Informações de: Folha de S. Paulo e Ámbito

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