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A Agência Nacional de Trânsito Terrestre (ANTT) divulga publicamente dados relativos ao setor de Transporte Internacional de Cargas (TRIC). As informações ficam disponíveis nos portais da agência, como o TRIC em Números e o RNTRC em Números.

TRIC em Números

O portal em formato de infográfico é atualizado diariamente com base nas empresas habilitadas com Licença Originária e correspondente Licença Complementar vigentes. Ele permite visualizar o número total de transportadores e veículos brasileiros e estrangeiros habilitados em atuação.

O infográfico ainda detalha a origem das empresas do Mercosul que atuam no Brasil, assim como o destino habilitado para as empresas brasileiras operarem nos países do bloco. Ao todo, são detalhados os números de empresas e veículos de sete países.

Outros dados relevantes que podem ser obtidos no TRIC em Números são as características da frota que circula na região. O infográfico conta com a distribuição da frota por data de fabricação, no qual é detalhada a porcentagem de veículos por ano de fabricação no período de 1960 a 2022.

O portal pode ser acessado clicando aqui.

RNTRC em Números

O portal é baseado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) e fornece dados sobre o setor de transporte rodoviário remunerado de cargas em território nacional. Mensalmente, ele contabiliza a quantidade de transportadores que ficam divididos entre Transportador Autônomo de Cargas (TAC), Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC) e Cooperativa de Transporte Rodoviário de Cargas (CTC).

Os infográficos detalham o tipo de veículos registrado e o implemento rodoviário utilizado pelos atuantes do setor, a série histórica da frota e a idade média da frota detalhada por característica e categoria.

Os dados podem ser encontrados ao clicar aqui.

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Desde 2000, a Lei nº 10.097 obriga empresas brasileiras de médio e grande porte a contratarem jovens com idade entre 14 e 24 anos como menores aprendizes. O texto alterou dispositivos da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e já vigora há mais de 20 anos.

Apesar de décadas de existência da Lei do Aprendiz, muitas empresas ainda deixam de aderir ao programa por desconhecimento da obrigatoriedade e também dos benefícios garantidos por ele.

Hoje, poderão ser empregados e matriculados nos cursos, um número de aprendizes equivalentes a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento.

A lei, é claro, vale também para o transporte rodoviário de cargas. A obrigatoriedade é válida tanto para a matriz, quanto para as suas filiais. Quem não se adequar, está sujeito a multa. O jovem contratado pela empresa que adere ao programa terá contrato de trabalho de até dois anos.

SEST SENAT abre turma extraordinária do Programa Jovem Aprendiz

O SEST SENAT em Uruguaiana abrirá uma nova turma do Programa Jovem Aprendiz nas próximas semanas. A turma extraordinária será criada para que as transportadoras possam se adequar à legislação brasileira.

O curso está previsto para iniciar no dia 26 de setembro, no período da tarde. O Sest Senat reforça que esta será a última turma do ano, e que uma nova só deverá ser aberta após a metade do primeiro semestre de 2023. Informações podem ser obtidas através do e-mail marcuscasanet@sestsenat.org.br ou pelo telefone (55) 3413-4930.

Parceria entre ABTI e CIEE-RS promove capacitação de jovens profissionais

As contratações de jovens aprendizes também podem ser feitas ao longo do ano através de outras entidades. Uma parceria firmada neste ano entre ABTI e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS) garante desconto de 10% aos associados na adesão ao programa Aprendiz Legal.

Nesta modalidade, o jovem que se inscrever no Aprendiz Legal do CIEE-RS terá 10 encontros virtuais para formação, já estando no ambiente de trabalho. Depois desse período, haverá mais um dia de formação teórica na sede do CIEE-RS e quatro dias de formação prática na empresa que aderir ao programa. O projeto tem duração de 24 meses.

Mais informações sobre o CIEE podem ser obtidas através do número: (55) 3411-6867.

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O 1º Seminário Argentino-Brasileiro sobre Transporte Rodoviário Internacional de Cargas está marcado para acontecer no dia 20 de setembro em Buenos Aires, capital da Argentina. O evento é uma realização das FADEEAC e suas câmaras, ATACI e CATAMP, da FPT (Fundação Profissional para o Transporte) e Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI).

O encontro binacional aberto para agentes públicos e privados do setor de transportes também contará com a presença de integrantes brasileiros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Sest Senat, além dos argentinos da Comisión Nacional de Regulación del Transporte (CNRT) e Subsecretaria de Transporte Automotor.

O seminário tem como meta a busca pela simetria das normas, mecanismos de controle e de fiscalização no transporte de produtos perigosos no percurso entre os dois países. A possível adoção de procedimentos únicos será discutida por meio de trocas de experiência e oficinas.

O evento será realizado das 11h às 19h na sede da FADEEAC, na Argentina. Também há possibilidade de acompanhar o encontro de forma online. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. 

Confira a agenda do evento:

1. Transporte rodoviário internacional de cargas por carretas no Mercosul e no mundo.
Problemática, novas tecnologias e visão do setor.

2. Aspectos laborais, de capacitação e profissionalização
Intercâmbio de experiências nas experiências brasileiras e argentinas.

3. Fiscalização e controle no transporte de cargas perigosas; Regulamentação em vigor; Harmonização de procedimentos; Infrações; Análises de casos.
Documentação de porte obrigatório, identificação das unidades de transporte, condições de transporte, equipamentos de segurança, outras exigências e fiscalização no trânsito.

Acesse aqui a programação completa. 

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

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