Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Entre os dias 6 e 7 de junho na cidade de Porto Alegre/RS, o Presidente da ABTI, Francisco Cardoso, participou do X Congresso Internacional das Rotas de Integração, promovido pela CCIB/RS e pelo CRIAS, entidade privada e sem fins lucrativos que se dedica a estudos para a integração da América do Sul.

Na edição de 2018 do Congresso, os debates tiveram como tema aspectos essenciais para a maior integração comercial entre os países da América do Sul, dentre eles: econômicos, sociais, culturais, ambientais, de infraestrutura física, setor energético e também de gestão e governança do processo.

O público-alvo do evento foi formado por empresários com interesse no comércio interamericano, operadores logísticos, construtoras, empreiteiras, representantes empresariais e autoridades e políticos dos países envolvidos.

Um dos projetos de maior importância para integrar algumas das regiões mais produtivas da América do Sul é aquele que se refere ao Túnel Paso de Água Negra, entre o Chile e a Argentina, na região de Coquimbo (Chile) e que integra o chamado Corredor Bioceânico Central (CBC). Este projeto interligará por via rodoviária os Portos do Pacífico com o Porto de Rio Grande e contemplará o Norte do Chile, o Centro Norte da Argentina e o Brasil, ingressando pela ponte Libres-Uruguaiana, chegando a Porto Alegre via BR-290 e ao Porto de Rio Grande via BR-116. O traçado permitirá a construção de variantes que contemplarão também o Paraguai, a Bolívia, o Peru e o Uruguai, podendo também alcançar o Equador.

Neste X Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul, o principal desafio baseou-se em construir o apoio político e institucional necessário para a viabilização corredor Coquimbo - Porto Alegre - Porto de Rio Grande, para o qual o CRIAS vem dando ênfase especial, pois é aquele que depende da licitação do túnel de Água Negra na fronteira do Chile e Argentina, que atualmente já se encontra em andamento.

 

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004