Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Em reunião realizada nesta tarde, liderada pelo Chefe da Divisão de América do Sul I (DAM-I), pertencente ao Ministério das Relações Exteriores, que contou com a participação das Embaixadas e Consulados do Brasil em Argentina e Chile, Casa Civil, ANTT, ANVISA, Ministério de Saúde, representantes do Governo do estado Rio Grande do Sul e municipal de Uruguaiana entre outros, houve o consenso sobre a necessidade de efetivas ações por parte do Chile, que até o presente momento, apenas sinalizou o aumento de equipes capazes de realizar a testagem, de pelo menos 1.000 tripulantes que ingressam diariamente pelo cruze internacional Paso Cristo Redentor. A ABTI acredita que com a publicação da atualização de exigências sanitárias em Argentina, devem servir como um "pedido" ao Chile sobre a necessidade de flexibilização.

E apesar da relevância do tema na fronteira entre Argentina e Chile, o tema mais debatido foi a publicação da Decisão Administrativa DECAD-2022-63-APN-JGM que alterou a 951/21, com novas medidas sanitária para fronteiras. O Ministro Conselheiro Claudio Garon da Embaixada do Brasil na Argentina se comprometeu em averiguar com o governo argentino, a respeito da exigência e obrigatoriedade de contratação de seguro saúde para os motoristas, uma vez que o artigo 3º prevê

"Contar con un seguro de cobertura COVID-19 para su atención en el exterior del territorio nacional", o que pode dar espaço a várias interpretações.

Esta Associação reforçou o seu posicionamento com referência às novas exigências, clamou por respeito ao setor, que manteve-se ativo durante toda a pandemia, primando pelo abastecimento dos mercados internos e externos, apesar das severas restrições e barreiras sanitárias que os tripulantes deveram cumprir nestes últimos dois anos e reivindicou isonomia no tratamento, assim como os demais cidadãos do Mercosul, que serão isentos de testagem se possuírem o plano de vacinação completo a partir do próximo dia 29 de janeiro.

Amanhã a partir das 16h terá mais uma rodada de negociações entre os países do ATIT. A ABTI solicita aos transportadores que informem quantidade de veículos que encontram-se retidos na fronteira argentino-chilena aguardando a liberação em ambos sentidos, assim como a quantidade de tripulantes cumprindo ainda isolamento na casa sanitária em Viña del Mar. Esta informações servirão de base no avanço das negociações, principalmente, com Argentina e Chile. Contamos com a colaboração de todos.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004