Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Considerando os últimos acontecimentos envolvendo os impasses na fronteira do Chile, entende-se como maiores entraves as seguintes pontuações:

1. Todos os motoristas devem ingressar com teste PCR-RT 72h / data do MIC DTA, segundo a norma, no entanto é exigido teste PCR-RT 72h data de ingresso. Os motoristas, após testar na fronteira necessitam refazer o teste na Argentina (maior custo para o transporte, dupla testagem em motoristas em 72h)
2. Todos os motoristas estrangeiros (100%), ao chegar na fronteira chilena, estão sendo testados (teste antígeno) quando a norma fala em 100% para os outros passos fronteiriços a não ser o passo fronteiriço de Cristo Redentor, que era de 50% por sorteio. Esta testagem já demanda pelo menos 30h em filas. Chilenos não são testados.
3. O teste é realizado ao ar livre, em um corredor entre veículos de carga, totalmente inóspito. O swab transita vários metros, ao invés de ser aplicado o reagente no local da coleta. Não há higienização de mãos entre coletas, sem manter a cadeia de segurança da testagem feita, podendo provocar contaminação cruzada.
4. Os resultados são registrados a caneta no MIC DTA, sem apresentação do resultado dos mesmos, porém não há transparência no processo. Quando há muita insistência por parte do motorista é entregue um resultado impresso sem a assinatura de responsável.
5. Muitos motoristas foram encaminhados ao isolamento, mesmo negativados, por ser da mesma transportadora / transportando a mesma carga, em conceito de contato estreito. Estes motoristas foram transferidos no mesmo veículo que os motoristas positivados.
6. Não há possibilidade de contraprova, nem sequer a cargo da transportadora, com um teste PCR-RT feito no Chile.
7. Todos os motoristas são encaminhados a Viña del Mar, com distancia aproximada de 200km da fronteira. Não há possibilidade de ficarem em um estacionamento especifico para veículos, exclusivos para quem estava positivado em seus próprios veículos, em Los Andes, como ficavam em outros momentos da pandemia (parqueadero Rosita ou Sergio).
8. O retorno de Viña del Mar está sendo por conta dos motoristas/transportadoras. Não está permitido o uso de transporte de passageiros para motoristas estrangeiros. O retorno só pode ser em taxis particulares, a um custo aproximado de US$ 150,00.
9. Apesar da tendência nos países membros de adoção de 5 dias, os isolamentos são de pelo menos 10 dias.

Diante das colocações expostas, a ABTI propôs para as autoridades brasileiras as seguintes soluções:
1. Testes aleatórios nas fronteiras (a cargo dos governos) a aqueles motoristas que possuam febre ou sintomas claros de gripe;
2. Passaporte vacinal;
3. Isolamentos reduzidos.

Para além das propostas, A ABTI vem solicitando, cooperando e participando das negociações junto ao Itamaraty, Embaixadas e consulados, a ANTT, Ministérios e ANVISA para encontrar soluções aos impasses na fronteira, especificamente, de Cristo Redentor.

Da mesma forma que continuam sendo prestadas as devidas orientações e assistências a todos que entram em contato com a associação.

Nesta manhã, às 11h, iniciou a reunião organizada pela ALADI com os países para tentar resolver os impasses.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004