O diretor-geral de Aduanas argentinas, Guillermo Michel, assegurou que se está trabalhando "setor a setor e empresa a empresa" para que não haja paralisação nas fábricas por atrasos ou falta de insumos importados.

O funcionário que é um dos principais colaboradores do ministro da Economia Sergio Massa, garantiu que a tensão é gerada porque as empresas "não querem perder estoque e querem continuar gerando" enquanto a Argentina não tem reservas para isso.

Da mesma forma, explicou que não é dogma do governo cuidar das reservas e restringi-las para compras externas, mas que a atual situação de escassez é produto da queda da safra, que afetou a liquidação de divisas.

Tensão

A propósito, ele destacou em entrevista a agência Notícias Argentinas que "há uma tensão entre os importadores que não querem perder estoque e querem continuar acumulando estoque, e o gargalo que é gerado pela falta de dólares em nossa economia como resultado da dívida de 2018 que implicou um passivo de 24 bilhões de dólares e que é uma âncora impagável. A isto junta-se a particularidade de ter sido causada pela pior seca desde 1922. E há 21 bilhões de dólares que nos faltam nas exportações, com a agravante de que também teve um impacto negativo em 4 bilhões de dólares em receitas do Tesouro. Por isso, há claramente uma questão ligada à falta de divisas".

Questionado sobre o fato de apenas duas em cada 10 SIRA apresentados serem aprovados, Michel respondeu que é feito um acompanhamento muito próximo para evitar paralisação nas fábricas e que não vê esse percentual de aprovações refletido na realidade.

Por último, destacou a importância do acordo de troca de informações aperfeiçoado com os Estados Unidos que começará a funcionar plenamente em setembro e que visa ampliar a base de contribuintes argentinos que possuem ativos naquele país, para que paguem os impostos correspondentes na Argentina .

Embora a Argentina tivesse um acordo para a troca de informações alfandegárias, agora acrescentou a parte de informações fiscais e bancárias que faltava.

Fonte: Trade News

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004