Para preservar a saúde e bem-estar dos motoristas que transitam pelo Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana bem como orientá-los durante o período da pandemia do coronavírus, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região da Fronteira Oeste (Cerest Oeste) e o SEST SENAT, uniram forças para prestar atendimentos essenciais aos profissionais.

Com a iniciativa, consultas são realizadas na área externa visando avaliar os sinais vitais de todos os motoristas que transitam no local e prestar orientações sobre higienização e cuidados necessários para prevenção a Covid-19. Cabe ressaltar que conforme os resultados da consulta, os profissionais serão imediatamente encaminhados ao setor especializado para tratamento correspondente ao problema. Pontos para lavagem das mãos também foram montados no espaço.

Sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) frequentemente questionado ao Cerest pelos motoristas, a ABTI informa através deste comunicado que durante o enfrentamento da pandemia, os utensílios como máscara e luvas, assim como no Oriente, estão sendo considerados obrigatórios nos países de trânsito (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai). A recomendação portanto, trata de que todos os motoristas portem máscara, luvas e álcool em gel durante as viagens para evitar a contaminação e disseminação do vírus.

Ainda, informamos que os motoristas não precisam dirigir utilizando os equipamentos, devem colocá-los apenas diante de abordagens para tratar com os agentes fiscalizadores e/ou quando forem descer do veículo. E considerando que as luvas são um material de difícil aquisição, orienta-se que os motoristas higienizem as mãos com álcool em gel para preservar a duração e garantir a reutilização das mesmas. Sobre os óculos de proteção, esclarecemos que não há nenhuma definição sobre seu uso.

Em Foz do Iguaçu/PR, o Porto Seco também já adotou medidas preventivas ao coronavírus. Assim como em Uruguaiana, foram distribuídos pontos para lavagem das mãos, disponibilizando produtos como sabão e papel toalha.

Reforçamos que a ABTI se mantém empenhada em buscar ações que contribuam para o acompanhamento da saúde dos motoristas. Inclusive já foram encaminhadas sugestões de medidas preventivas à ANVISA, buscando adequações nas ACI's e Portos Secos para o enfrentamento do coronavírus. A entidade também parabeniza o Cerest e o SEST SENAT pela iniciativa, assim como os demais apoiadores do programa de atendimento ao trabalhador, como Multilog, Receita Federal e Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004